terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mitos e Verdades.


Esse assunto, não sei porque, mas de alguma forma acabou de vir em minha cabeça... Então decidi pesquisar sobre 'Mitos e Verdades'
Vou aqui, colocar algumas indagações frequentes, dizer se é MITO ou se é VERDADE, e em seguida estará a explicação. Vamos lá.

- Pintas e sinais podem virar câncer? (Verdade!)
R.:
Essa verdade é a que maaais me encomoda. Tenho várias pintinhas no rosto e saber que isso é verdade me fez ter um certo medo. Segue a explicação:

O câncer de pele que se origina de sinais escuros ou pode se assemelhar a pintas e sinais é conhecido por Melanoma Maligno. Se não detectado e tratado, é um dos mais mortais tipos de câncer.
''Se detectado e tratado precocemente, pode ser curado em grande parte dos casos'', afirma o dermatologista Francisco Leite. Segundo ele, o paciente deve desconfiar das pintas e sinais que tiverem as seguintes características:
1) formas irregulares;
2) bordas mal-delimitadas;
3) coloração em tons variados de preto ou marrom escuro;
4) diâmetro maior ou igual a 6 milímetros;
5) evolução suspeita com coceira, dor ou sangramento.

Portanto, se você tiver pintinhas, principalmente se for de pele clara, cuide-se e não se esqueça de usar todos os dias protetor solar!


- Alicate de unha e equipamentos perfurantes podem causar Hepatite C? (Verdade!)
R.: Essa verdade é um dos motivos do qual o alicate, após ser utilizado, deve ser esterelizado!
Segue a explicação:

De 15% a 20% dos casos de infectados e que adquirem Hepatite C, são de causas desconhecidas. É possível que esse grupo tenha se contaminado ao compartilhar equipamentos perfurantes, como alicates de unha, aparelhos de barbear, pinças, entre outros. Segundo Trevizoli, a contaminação ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa esse tipo de equipamento e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus.

- Água de coco é um santo remédio! (Mito)
R.:
Por essa eu não esperava! Sempre pensei que água de coco fosse ótima para nossa saúde, e por mim, tomaria SEMPRE. Mas tudo bem, esse mito aí, tava MUITO BOM pra ser verdade! haha.
Segue a explicação:

Apesar de ser indicada para pessoas desidratadas, ela também apresenta contra-indicações. Deve ser usada com moderação por hipertensos porque tem muito sódio. Diabéticos também precisam ficar atentos devido à quantidade de carboidratos. Segundo a endocrinologista Rosemary Marlière Létti, 250 mililitros de água de coco apresenta 10 gramas de carboidratos e 60 miligramas de sódio.


- O espinafre é uma das melhores fontes de ferro para o organismo humano. (Mito)
R.:
E toda a ilusão que o Popeye me deixou crer, acaba de ir por água abaixo! E pensar que como espinafre só porque o Popeye ficava mais forte quando comia espinafre. Saber essa verdade me frustrou MUITO, pois até minha mãe me obrigava a comer espinafre e dizia que era para eu ficar mais forte. Trágico! hahaha. Ok, vamos lá...
Segue a explicação:

Especialistas em nutrição afirmam: Popeye estava redondamente enganado. Espinafre não é rico em ferro. Apesar de cada 100g dessa verdura conter 3,8mg do nutriente, o ferro do espinafre é considerado um ferro-não-disponível para a absorção do organismo humano. Isso acontece porque o espinafre contém uma substância conhecida por ácido fítico - que impede o corpo de aproveitar o ferro ingerido. Portanto, se quiser aumentar a ingestão diária de ferro nas refeições, dê preferência ao consumo de outras folhas verdes, como alface, agrião e couve, feijão ou de carnes em geral.
''O agrião, por exemplo, é muito rico em ferro. Cada 100g desse alimento possui 2,60mg do mineral'', afirma a nutricionista da Gerência de Nutrição da SS/DF, Maria José Tancredi. O consumo de vitamina C nas refeições em que fontes de ferro são ingeridas facilita a absorção do mineral pelo organismo humano.

Realmente, os desenhos animados nem sempre mostram a verdade. E a moral da história é: Não acredite em desenhos animados, não acredite do Popeye! hahaha...
Não chore! Vamos para a próxima!

- Alimentos integrais, como arroz e pão, têm menos calorias que os normais? (Mito)
R.: Sinceramente, eu AMEI saber que isso é um mito!
Agora, só preciso contar para minha mãe, pois, por ela, eu como somente coisas integrais, segundo ela, para não engordar... E cá entre nós... Comida integral não é tão boa quanto comida normal... De integral, só o leite tá ótimo! haha ...Adiante, Segue a explicação:

Esse é um dos principais pecados das pessoas que querem emagrecer e apelam para os alimentos de grãos integrais. Rosemary Marlière Létti, especialista em obesidade, explica que eles são mais saudáveis por serem ricos em fibras, mas quem está de dieta deve consumir esses alimentos com moderação.
Exemplo: uma fatia de pão de forma comum possui 74 calorias, e o integral, 100 calorias.

Ou seja, vamos comer coisas normais e sermos mais felizes! hahaha

- Um copo de bebida alcoólica ajuda a combater a ressaca? (Mito)
R.:
Tá. Sobre esse mito eu estava correta. NUNCA acreditei! hahahaha
Segue a explicação:

Esse é o pior remédio para combater os efeitos da bebedeira da noite anterior. Como o álcool retira água das células, beber um copo de bebida alcoólica só vai agravar o mal-estar. O gastroenterologista Flávio Ejima ensina que a ressaca deve ser combatida com o consumo de líquidos (água e sucos) em grande quantidade e alimentos leves. Os líquidos são importantes para eliminar a desidratação. Comer também alivia a ressaca. A comida é fundamental para repor os sais perdidos durante a embriaguez, principalmente depois dos freqüentes enjôos e vômitos do dia após o porre.

Então, se estiver de ressaca, por favor, não beba nem mais um copinho.
...E melhoras! :D


- Leite combate gastrite? (Mito)
R.: E é cada coisa que esse povo inventa!
Segue a explicação:

Uma antiga prática médica que foi derrubada pelos avanços da medicina. Segundo Flávio Ejima, a ingestão de leite foi usada por vários anos como tratamento de doenças pépticas, mas não deve ser ingerido como medicamento. O leite aumenta a secreção ácida devido ao seu alto teor de cálcio. O tratamento de gastrite deve ser realizado com medicações depois de avaliação médica.

Portanto, se você tiver gastrite, por favor, vá ao médico e cuide-se!

E lá vamos com o assunto que a maioria tem dúvida:

- Coca-Cola + Mentos pode matar. (Mito)
R.: É, isso mesmo. Coca-Cola + Mentos, não causa a morte!
De uns anos pra cá, muitas pessoas creditam que se bebermos Coca e comermos Mentos, podemos morrer, por causa de um boato que houve sobre um menino de 10 anos que teria consumido Mentos e em seguida bebido Coca e acabou falecendo.

Apesar de, se colocarmos mentos dentro de uma garrafa de Coca-Cola (Para a experiência, a melhor indicada é a Coca Light) e ocorrer uma 'explosão' pelo fato do resultado da rápida expansão do dióxido de carbono na superfície do doce,porém, dentro de nosso organismo isso NÃO ocorre, pois o ácido clorídrico ( HCl ) que existe no estômago, não dará tempo para que tal reação seja concluída como num vasilhame de Coca-cola de 2 litros.

Portanto, não se preocupe... E por incrivel que pareça, eu quando fiz essa experiência, de Coca Light + Mentos, descobri que, por sinal, Coca + Mentos é uma deliciosa junção.


E, quem quiser fazer essa experiência, pode-se também, encharcar um algodão em um pouquinho de água com MUITO açucar e prender esse algodão em algum lugar pesado - Pode-se usar um parafuso e amarrar o algodão nele com um barbante - e, coloca-lo dentro da Coca Light, assim que abri-la... E você poderá ver que acontece o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário